Quer adquirir um Netbook? Veja os prós e contras dos Netbooks.

1 08 2010

Veja se o portátil combina com você

Como o netbook é um equipamento pequeno, e muitos modelos oferecem configurações e desempenho semelhantes, a ergonomia tem um peso grande na hora da escolha. Por isso, é recomendável testar o computador antes de comprar – atente principalmente à tela, ao teclado e ao touchpad.

A maioria tem tela de cerca de dez polegadas (1.024×600 pixels). Há opções menores, maiores e com melhor resolução (como 1.366×768).

Pontos Positivos:

Baixo peso e tamanho reduzido, que garantem boa portabilidade;
Pode ser especialmente útil para estudantes, viajantes e crianças;
Preço acessível;
Consumo de energia relativamente baixo;
Bom custo-benefício para usos mais simples (

web, e-mail, textos, planilhas e apresentações);
Teclado físico (diferente de tablets do tipo slate, como o iPad, que usam teclados virtuais).

imagePontos Negativos:

Tela menor, aliada a uma baixa resolução, limita o espaço de trabalho (cabem menos coisas, tudo fica apertado);
Drive óptico (para Cd, DVD, Blu-ray) ausente na grande maioria dos modelos;
Teclado reduzido pode incomodar principalmente quem tem mãos grandes;
Baixo poder de processamento limita as atividades intensas (aplicativos pesados – como os de edição de foto e vídeo-games avançados, vídeos em HD e multitarefa).

Dicas:

Uma tela maior oferece mais conforto visual e menos portabilidade; em contrapartida, consome mais energia e custa mais caro. Uma resolução maior resulta em melhor definição de imagem e espaço de trabalho maior, mas texto e ícones menores. Poucos modelos têm tela fosca (em vez de brilhante), útil para ambientes iluminados.

Evite teclados muito pequenos, pois tendem a ser excessivamente desconfortáveis. Procure teclas firmes.
Preste atenção à sensibilidade do touchpad. Botões em posições inusuais podem ser incômodos. Alguns modelos oferecem suporte a gestos multitoque, o que pode facilitar muito a navegação.

image

O processador e o chip gráfico costumam ser adequados para o básico, mas há opções mais potentes -o problema é que consomem mais energia e têm preço maior, a ponto de quase negar a proposta dos netbooks.
O Intel Atom é o processador mais comum. Prefira os modelos da série N4xx, mais atual do que os da N2xx, e evite os da Zxx. Se optar por um da VIA, procure pelos da série Nano e evite os da Cx.
Algumas opções mais potentes são modelos Celeron e Pentium, da Intel, e Athlon Neo e Turion Neo, da AMD, voltados a notebooks convencionais finos e leves.


Chips gráficos mais avançados são recomendados para ver vídeos em alta definição sem problemas. O ideal é buscar componentes com aceleração para H.264/ AVC -como o processador Intel GMA 4500MHD (chipsets GL40, GS40, GM45, GS45), os chipsets VX855 e VX900, da VIA, a plataforma Nvidia Ion ou a solução Broadcom Crystal HD-, mas eles são raros em netbooks no Brasil.
Se puder, procure baterias de seis células ou mais. Elas aumentam o peso e o tamanho do equipamento, mas sua duração compensa -geralmente aguentam mais de seis horas, e alguns modelos ultrapassam dez horas sem precisar recarregar.
O meio de armazenamento mais comum é o disco rígido de 160 a 320 Gbytes. O SSD (drive de estado sólido) promete menor consumo de energia e maior segurança, mas a um preço muito alto.
Prefira modelos com 2 Gbytes de memória (embora 1 Gbyte seja aceitável) e atente a diferenciais como número de portas USB, sintonizador de TV e conexões Bluetooth, Wi-Fi 802.11n e 3G.

Fonte: Gsmfans

Postado


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: