O que saber antes de contratar um plano de Banda Larga?

26 07 2010

banda larga,O que saber?

Você já deve ter reparado na quantidade de anúncios de planos que existem por aí? É um festa de velocidades e valores que aparecem nas propagandas e que acabam confundindo a cabeça do cliente ao invés de ajuda-ló a contratar o plano mais CUSTO-BENEFICIO. Neste artigo vou dar dicas e esclarecer alguns pontos importantes a ver antes de sair contratando qualquer uma dessas empresas medíocres de comunicação.

Os Sem Banda Larga!

Hoje em dia é difícil encontrar alguém com internet lenta em casa, mesmo com baixas conexões as pessoas tem pelo menos 1M, mas mesmo assim ainda encontramos pontos no meio da cidade que não tem tantas opções de conexão, caso é no meu bairro onde só temos conexão 3G e Oi Velox. Podemos desistir de Speedy, GVT, Virtua entre outras. E realmente ponderoso que numa capital como é Belo Horizonte ainda exista pontos sem opções de planos de banda larga opcionais, mas com este caso isolado eu me conformo em ficar com o Velox, que é até uma boa conexão.
Agora que falamos nos lugares que estão escassos de opções de Banda Larga, não podemos deixar de falar dos lugares que não tem a conexão. Sim você leu certo, ainda existe lugares no Brasil inteiro que nem a conexão Banda Larga existe. Caso é de uma cidade próxima a capital mineira, onde no meio da cidade por causa de antenas de transmissão de radio ou algo do tipo, interfere no sinal, não pega telefones comum e nem celulares, apesar de um caso isolado a outros casos no Brasil afora, o fator acontece em uma certa região de São Paulo, na Metropolitana de Curitiba, em parte do Centro e Noroeste do Paraná e em outras metrópoles diversas.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Agência Nacional de Telecomunicações mostram problemas no serviço. Os dados mostram que a população de baixa renda e os que moram em municípios menores têm mesmo que perto da capital tem  pouco acesso ao serviço.

Tipos de Conexão

Internet a Cabo

I-Cabo  A conexão via Cabo para Internet é uma das mais populares, porém sua implantação é cara e demorada. Ela depende de toda uma estrutura de cabeamento para levar a conexão aos computadores dos consumidores, portanto é muito mais difícil de chegar a todos os pontos necessários.

3G


I-3G  A sigla 3G não sai da cabeça de muitas pessoas, ainda mais que a quantidade de comerciais sobre esta nova tecnologia não param de aparecer por aí. 3G nada mais é do que Internet móvel e em alta velocidade, pois a velocidade de conexão pode chegar até a 7 Mbps (segundo algumas operadoras, o que ainda não é muito comum).
O que acaba atrasando a migração de mais pessoas para este tipo de serviço é o custo – da conexão e do aparelho – e a instabilidade da conexão. Realmente não compensa de forma alguma a internet 3g, apesar da euforia com o lançamento o serviço no Brasil isoladamente é péssimo e precisa passar por reformas.

ADSL


I-ADSL2+A sigla ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Lineque em português quer dizer Linha Digital Assimétrica para Assinante. O nome assimétrica não é por caso, visto que uma das características deste tipo de conexão é a assimetria entre o envio (upload) e recebimento (download) de dados.
Este tipo de conexão divide a sua linha de telefone em três partes, chamadas de canais digitais e em cada um desses canais trafegam sinais de voz, download e upload. O canal de voz serve para você poder usar o telefone e os outros dois para a navegação.
Existem aproximadamente três tipos de conexões que derivam da DSL: a ADSL, ADSL2 e VSDSL2, porém ADSL é a mais comum e suporta conexões a partir de 256 Kbps até 8 Mbps. As demais conexões citadas acima variam entre 256 Kbps até 100 Mbps.

Rádio(WI-FI Zone)

I-RadioA Internet via rádio também é muito comum, pois ela está presente, principalmente em locais públicos como bares, restaurantes, cafés e shoppings. A Internet via rádio funciona praticamente da mesma forma que o seu rádio, já que há repetidoras que enviam o sinal de conexão do servidor para sua casa ou empresa.
OK! E o que devo escolher?
Agora você já sabe como funcionam alguns tipos de conexões, é hora de saber o que se encaixa no seu perfil e contratar um plano de Banda Larga que te de CUSTO-BENEFICIO.
Ao falar sobre o tipo de conexão, cada tipo de conexão possibilita velocidades variadas, desta forma, em primeiro lugar, verifique a disponibilidade de cada tipo de conexão para a sua região. De nada adianta querer assinar uma conexão a cabo se eles ainda não chegaram até sua casa. Se você tiver a sorte de poder optar entre cabo, ADSL e rádio opte pela cabo ou ADSL, já que são mais rápidas e estáveis.

Velocidade, o mais importante, certo?

Quando se fala em velocidades de conexão todo mundo quer ter milhares de Mbps, mas nem sempre ter milhares de Mbps é realmente vantagem.
Você pode pensar que estou falando merda, mas pense da seguinte maneira. Será que adianta ter 100 Mbps para ler seus e-mails, assistir vídeos, acessar o Orkut e pagar caro por isso?
velociaddePortanto, antes de contratar um plano avalie o quanto de banda você precisa, por exemplo, se você deseja baixar filmes, músicas e jogar games online, sem dúvida você vai precisa de uma conexão de 8Mbps, 10 Mbps ou até mais.
Também vale ressaltar que mesmo mais barato planos de fidelidade não vale apena, digo por experiência própria ao contratar a Tim Web 3G com fidelidade de 1 ano, me ferrei se quer falar a verdade, a internet não funcionava. E agora, José?Só me restou esperar os 12 longos meses para poder cancelar, e dito e feito o prazo ia até está semana e assim que deu 00:00 do dia final eu cancelei  e já pedi a Oi Velox residencial 8Mbps.
Então está ai a dica se o atendente oferecer planos muito baratos, pergunte se é com fidelidade, se for não pegue, é 100 vezes mais vantajoso pagar mais caro e poder sair a hora que quiser do que ficar preso a operadora pelo prazo determinado.

3G, vale a pena?

Apesar de estar na moda, a Internet 3G ainda está longe de ser a melhor opção de conexão falando em Internet rápida e estável. A 3G na verdade só é mesmo aconselhada para casos sem alternativas ou para quem quer se conectar em qualquer lugar com o Notebook, mesmo assim ainda vale lembrar que shoppings e cyber-cafés oferecem serviço gratuito de Wi-fi Zone, ou seja, na minha opinião 3G não vale o prato que come, mas está é só minha opinião.

O que está esperando, avalie e se necessário mude!

Agora que você já sabe um pouco sobre as opções de conexões disponíveis no mercado, seja inteligente na hora de escolher a sua. Vale lembrar que para ter sempre uma boa conexão é importante manter seu computador em dia, livre de vírus e com hardwares compatíveis com a velocidade contratada.

Fonte: BlogLeroDigital

Postado


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: