Pesquisador alerta para uso da tecnologia wireless

29 05 2010

O uso da tecnologia sem-fio (wireless) no acesso à internet por períodos prolongados pode ocasionar efeitos colaterais à saúde das crianças, alertou nesta sexta-feira o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs, Álvaro de Almeida Salles. Ao abordar o assunto em palestra na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, ele recomendou algumas precauções.
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Londres, Salles participou da Semana do Meio Ambiente na Unesc, em Criciúma-SC, e ratificou alerta feito no ano passado em banca de mestrado na universidade. As crianças, segundo ele, são vulneráveis à radiação eletromagnética, tanto de acesso à web como dos celulares.

imagem

"A se levar em conta esta situação, escolas que mantêm crianças sob radiação de redes sem-fio por longas horas, podem comprometer a saúde de seus alunos no futuro”, advertiu. Pesquisas internacionais, citou, já detectaram casos em que a cadeia de DNA sofreu rupturas com danos às células e risco efetivo de câncer".


PRECAUÇÕES
O uso do celular a uma distância inferior a 2,5 cm da cabeça, segundo Salles, pode gerar problemas ao usuário. "Se os próprios fabricantes admitem este risco, qual o risco que os usuários estão correndo?", questionou. "Cabos em computadores e fones de ouvido em celulares contribuem para preservar a saúde", finalizou.

Fonte: Engeplus

 

Postado


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: